PREMIAÇÕES

Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLISBOA: candidaturas alargadas até Dezembro

Por: CLINTON MANUEL

O Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa, que celebra os novos talentos e obras em Língua Portuguesa, anunciou uma extensão no prazo de candidatura para a sua nona edição. Rui Ávila, representante da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), divulgou essa informação durante uma visita ao município de Ribeira Grande de Santiago, no encerramento do XI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que ocorreu na cidade da Praia.

Inicialmente programado para encerrar em 5 de novembro, o prazo de candidatura foi alargado até dezembro deste ano. Rui Ávila enfatizou a importância deste prémio, especialmente para aqueles que nunca publicaram um livro de literatura. Ele encorajou os escritores de Cabo Verde a se candidatarem, mencionando que o prémio oferece a oportunidade de publicar a obra vencedora e destacando que, em edições anteriores, receberam centenas de obras em língua portuguesa de vários países e nacionalidades.

O Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa tem a tradição de reunir um corpo de jurados de renome, incluindo personalidades como Germano Almeida, Domício Proença, Hélder Simbad, Inocência Mata, José Pires Laranjeira, Luís Carlos Patraquim, Luís Costa, Tony Tcheka, Yao Jing Ming, Rui Lourido (representante da UCCLA) e João Pinto de Sousa (representante do Movimento 800 Anos de Língua Portuguesa).

As edições anteriores deste prémio viram talentosos escritores serem reconhecidos, com vencedores como Leonel Barbosa e André Bueno, cujas obras “Breviário de Medo e Malícia” e “Sentido Litoral” foram premiadas na oitava edição. Este prémio, criado em 2015, é uma colaboração entre a UCCLA, o Movimento 800 Anos da Língua Portuguesa, a editora Guerra e Paz e a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do Festival Literário de Lisboa – 5L. Estas parcerias ajudam a trazer ao mundo novos talentos literários e a fortalecer a riqueza da língua portuguesa.

Partilhar:

Deixar um Comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Mais Artigos