LITERATURA

LIVRO SOBRE CALÃO E GÍRIA HOMENAGEA NAGRELHA DOS LAMBAS

Por: MATEUS MATEUS

 O escritor angolano, Farofa do Rosário, está a preparar, para breve, o lançamento de um livro sobre calão e gíria, intitulado “O falar dos Axiluanda”.

A obra é inspirada no estilo kuduro e que homenageia o icónico kudurista Nagrelha dos Lambas.

Farofa do Rosário que não avançou a data do lançamento, revelou a iXietu que foi motivado de escrever a referida obra pela necessidade e o gosto de compreender algumas expressões que constituem a gíria e o calão.

Esta necessidade conduziu-me até as respostas“, confessa.

O escritor contou que as expressões e vocábulos que foi encontrando em algumas localidades na cidade de Luanda, não estavam “lexicografados” ou “dicionarizados”, e defende que isto tem provocado dificuldades na compreensão de pessoas cujo o registo linguístico é o calão e a gíria.

“De modo a dar resposta a estas necessidades, lancei-me ao campo a procura dos significados”, revelou.

O jovem do São Pedro da Barra, no Sambizanga, teve a ideia em 2013, e começou a recolher os dados em 2014, justificando a escolha do título por entender que o calão é uma linguagem especial usada por um grupo socialmente marginalizado e por ser “caracterizado por termos grosseiros. 

Considera que o kuduro é o estilo musical que mais valoriza e transporta o calão e a gíria, apesar de em muitos ciclos sociais carregar a sua marginalização.

O escritor refere que “a homenagem após a morte é nada, e o ser humano tem de sentir os efeitos da homenagem“, é neste espírito que justifica o gesto de reconhecimento que faz ao kudurista Nagrelha.

Partilhar:

Deixar um Comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Mais Artigos