LITERATURA

MARIA EUGÉNIA RETRATA VIVÊNCIAS DE NETO EM TRÊS OBRAS LITERÁRIAS

Por: MATEUS MATEUS

A viúva do primeiro presidente de Angola, Maria Eugenia Neto, lançou, em Luanda, 3 obras literárias onde conta os testemunhos, ensinamentos e vivências de Agostinho Neto.

Os livros foram lançados no passado dia 22, e enquadram-se nas comemorações do centenário do poeta maior, a acontecer a 17 de Setembro do próximo ano.

Intitulados “Em cabo verde nasceu um menino chamava-se Agostinho Neto“, “Fica aí dentro do quarto soldado sou eu” e “Ninguém impediria a chuva“, as obras apresentam vários momentos de Agostinho Neto e a sua esposa, Maria Eugénia Neto.

A autora garante que as obras surgem da necessidade de se conhecer intimamente Agostinho Neto, para que se compreenda o político, o médico, o ambientalista e o poeta.

O livro ‘‘Em Cabo Verde Nasceu um Menino Chamava-se Agostinho Neto’’, retrata o trabalho do primeiro presidente de Angola enquanto médico, realizando um trabalho de parto, em que o menino acabou por levar o nome do fundador da nação angolana. Já em ‘‘Ninguém impediria a chuva’’, demonstra a firmeza de “Manguxi”, perante os factos da época e as realizações que pretendia para o futuro. Enquanto que em ‘‘Fica aí dentro do quarto soldado sou eu’’, mostra Agostinho Neto como exemplo para os seus liderados.

 

 

Partilhar:

Deixar um Comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Mais Artigos