JORNALISMO

ESCRITOR TANZANIANO É PRÉMIO NOBEL DE LITERATURA 2021

Por: REDACÇÃO

O escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah, é o vencedor do Prémio Nobel de Literatura 2021, pela sua dissertação descomprometida e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino dos refugiados no espaço entre culturas e continentes.

De acordo com a Academia Sueca, Gurnah foi laureado pela sua análise intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino, afirmando que a sua partida (de Zanzibar) explica o papel central que o exílio tem em toda a sua obra, mas também a sua ausência de nostalgia por uma África primitiva e pré-colonial.

No entender do comité encarregue pelo prémio, a obra literária de Abdulrazak Gurnah é um retrato vívido e preciso de uma outra África, numa região marcada pela escravatura e por diferentes formas de repressão de vários regimes e poderes colonialistas, como português, indiano, árabe, alemão e britânico.

Abdulrazak Gurnah nasceu em 1948 em Zanzibar, um arquipélago na costa este de África. Aos 18 anos exilou-se para o Reino Unido, reformando-se recentemente na Universidade de Kent, onde foi professor de Literatura Inglesa e Pós-Colonial.

Partilhar:

Deixar um Comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Mais Artigos