LITERATURA

ROMANCE VENCE 3ª EDIÇÃO DO PRÉMIO IMPRENSA

Por: REDACÇÃO

O romance “A filha do Soba e o trono” é a proposta literária, de Tino Kangolar, que venceu a III edição do Prémio Imprensa Nacional de Literatura.

O autor vai receber como prémio a publicação da proposta literária e um valor de 500 mil kwanzas.

Este ano, o júri não premiou as categorias de Poesia e Drama (teatro), porém, a organização informou que, doravante, vai passar a premiar, por categoria. Algumas propostas, explicaram, como as da categoria poesia foram reprovadas por incumprimento ao regulamento, enquanto as de drama não tiveram nenhuma inscrição.

O coordenador do prémio, Hermenegildo Seca, explicou que houve, em alguns casos, a falta de originalidade, temas cujo conteúdo fossem um contributo para a cultura nacional, com a inclusão de reflexões sobre o quotidiano angolano, assim como o desrespeito das características canónicas dos géneros em concurso.

Nesta edição foram submetidas 39 propostas e validadas 31. Segundo Hermenegildo Seca, esta foi a segunda edição com maior participação desde a instituição do prémio, depois de em 2020 terem sido recepcionadas 70 propostas e em 2019, na estreia, 33 trabalhos, dos quais nenhum foi distinguido. No ano passado o vencedor foi o autor Onório Kinguary, com “Os heróis que não sabiam voar”.

Partilhar:

Deixar um Comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Mais Artigos