ESCULTURA & ARTESANATO

FALTA DE ESPAÇO CONDICIONA EXPOSIÇÃO DE 5 MIL PEÇAS NO MUSEU DE ANTROPOLOGIA

Por: REDACÇÃO

Cerca de cinco mil objectos museológicos que deveriam estar expostos no Museu Nacional de Antropologia, em Luanda, continuam guardados devido à falta de espaços. A direcção da instituição diz estar sem verbas para obras de ampliação.

O Museu Nacional de Antropologia, conta, actualmente, com seis mil objectos museológicos, sendo que apenas 15% dos mesmos, cerca de 900, costumam ser apresentados ao público, outros 85%, um total de 5.100, se encontram arquivados devido à falta de salas para a exposição.

Segundo o director da instituição, Álvaro Jorge, em declarações ao Novo Jornal, “o museu conta com seis mil objectos museológicos, mas a maior parte está em depósito, uma vez que a falta de reabilitação de algumas salas limita a exposição, esclarecendo que se precisa de recursos e apoios para alargar a exposição”.

Este ano, o museu beneficiou de um apoio financeiro da parte do Executivo, o que permitiu reabilitar oito salas de exposição, mas essas são insuficientes para acolher as seis mil peças.

Das peças em conservação no museu, constam objectos de outros países, como República Democrática do Congo (RDC), Burkina Faso, Costa do Marfim e Camarões, que representam pelo menos 1% do acervo etnográfico.

 

Partilhar:

Deixar um Comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Mais Artigos