MODA

Dona da marca ‘Millucha Design’ queixa-se das dificuldades e apela empresários a investirem no mercado têxtil

Por: António Njunjunville

A estilista Palmira Teixeira, criadora da marca ‘Millucha Design’, queixa-se das dificuldades por que passa a classe de estilistas em Angola, e apela aos empresários a investirem no sector têxtil, visando tornar o mercado mais atractivo.

Falando à iXietu, a artista enalteceu o processo de recuperação e construção de novas fábricas têxteis, empreendido pelo Governo, tendo considerado ainda insuficiente dado o desafio do mercado, daí que entende ser importante o envolvimento da classe empresarial robusta.

Para Palmira Teixeira, criadora da marca ‘Millucha Design’, “não é fácil ser estilista em Angola”, não muito pelo que se vive hoje por conta da covid, mas sobretudo pelo que o mercado vivencia há anos.

“Só para conseguirmos o botão, por exemplo, em muito dos casos temos que recorrer a alguém que esteja a vir do exterior, ou termos mesmo de viajar”, referiu à iXietu a artista Palmira Teixeira, muita das vezes tratada pelo nome da marca que concebeu.

A artista contou ainda que para criar uma única peça, nalgumas vezes chega a gastar 65 mil kwanzas, por conta da desvalorização do kwanza face à moeda estrangeira, dado que tem de comprar o material no exterior do país. “E nesses casos, na hora da venda, sou forçada a aumentar apenas 2% do valor gasto, porque pelo contrário ninguém compra”, disse Palmira Teixeira.

Associado a essas dificuldades, os estilistas, como em qualquer área de investimento, somam despesas fixas como o custo com pessoal, luz eléctrica e água, sendo que há quem ainda tem de pagar pela renda do atelier, caso não tenha um estabelecimento próprio.

‘Millucha Design’ presente no desfile de homenagem às mulheres

De referir que a estilista Palmira Teixeira também participou do desfile de moda e exposição de fotografias de estilistas da Francofonia para saudar o 8 de Março, data que marca o Dia Internacional da Mulher. O evento foi realizado pelo estilista internacional Rui Lopes.

O evento, denominado “Moda e Glamour”, teve a apresentação de diferentes marcas de roupas, dando realce aos trajes africanos, produzidos por artistas angolanos.

Durante o evento, as peças da marca ‘Millucha Design’ de Palmira Teixeira, desde vestidos e outros, mereceram a atenção do público, que não se cansava de aplaudir. Sobre o facto, Palmira Teixeira manifestou-se satisfeita, tendo garantido continuar nesse nicho de negócio, apesar das dificuldades.

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