LITERATURA

Nova obra de João Fernando André é uma veneração à palavra

Depois do poemário de estreia – Evangelho Bantu, editora Perfil Criativo – publicado em 2019 entre Angola e Portugal, João Fernando André traz ao público leitor ‘Lumbu: a Alquimia das Palavras’, uma obra que reúne mais de 20 ensaios sobre literatura, música e dança.

Texto: DAVID GASPAR
Fotografia: NELSON DO NASCIMENTO

Nas sociedades ambundu, lumbu é a denominação atribuída à residência do soba, enquanto lugar de apresentação e resolução de conflitos. Ao transportar este título à sua obra, o escritor e crítico literário João Fernando André diz “ver o livro como uma casa onde se venera a palavra”.

“Eu quis fazer do livro um lugar onde eu tomo a palavra e faço leituras de um ângulo relactivamente novo”, explicou.

Segundo o também ensaísta e bailarino de semba e kizomba, parte dos textos desta obra foram escolhidos a dedo entre os vários que há anos foi publicando no site da revista digital Palavra&Arte, outros são inéditos, e estão divididos em três partes: Flexão, Inflexão e Reflexão.

A propósito deste livro, o professor Mário Henriques, coordenador e revisor linguístico da revista Palavra & Arte, tece no prefácio que ‘Lumbu: a alquimia das palavras’ pode ser visto como uma ruptura do paradigma de análise e crítica às obras literárias que se vêm perpetuando desde as gerações literárias anteriores à do autor e que as Faculdade de Letras e os ISCED (Instituto Superior de Ciências da Educação) vêm seguindo até hoje.

“Este paradigma está limitado a um grupo de autores e obras, e esses autores estão presos a um passado, colonial e de guerra civil, pois os seus enredos, se não giram à volta da temática colonial, giram à volta da temática guerra civil. O autor de “LUMBU: A ALQUIMIA DAS PALAVRAS” procura, com a sua obra, valorizar os escritores, os cantores, os dançarinos e as ideo-estéticas que estes vêm propondo”, lê-se.

A obra será apresentada pelo jurista e crítico literário Fernando Dhyakafunda.

Com a chancela da Chela Editora, existente no mercado angolano há 4 anos e publicado já 50 autores, foram impressos para a primeira edição 500 exemplares. Apesar das novas medidas impostas pela Covid-19, a Chela já publicou 5 obras só nos dois primeiros meses deste ano, 2021.

“LUMBU: A ALQUIMIA DAS PALAVRAS” será publicado às 15:59 de sexta-feira, 26 de Fevereiro, na sede da União dos Escritores Angolanos, numa sessão a ser animada com recital de poesia de António Paciência, música de Obadias Correia e dança semba do Colectivo Twabixila, e será comercializada a 4mil kwanzas.

Biografia:

João Fernando André é escritor, ensaísta, crítico literário, youtuber, bailarino de semba e kizomba e professor de língua portuguesa e literatura. Licenciado em Língua e Literaturas em Língua Portuguesa e mestrando em Literaturas em Língua Portuguesa. Especialista em Avaliação de Português Língua Estrangeira. Membro da Academia Oeirense de Artes e da Frente Cultural da Língua Portuguesa (Brasil). Foi Monitor da cadeira de Crítica Literária, no curso de Língua e Literaturas em Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto. Vencedor, nas categorias de Conto e Crónica, do 26º Concurso Internacional de Poesias, Contos e Crônicas e menção honrosa nas categorias de poesia e conto do 27º, 28º e 29º Concurso Internacional de Poesias, Contos e Crônicas (realizados pela Academia Internacional de Artes Letras e Ciências, Brasil, RS). Autor das obras «Evangelho Bantu» (poesia) e «O Dia em que uma Pedra Virou Lua» (conto infantil), co-autor das antologias «5 Sentidos» e «Entre Palavras». De entre várias revistas, blogs e jornais, tem textos publicados no «Jornal de Angola», no suplemento «Cultura», no «Folha 8», n’«O País», nas revistas «Palavra&Arte», «Manguxi», «TUNDA VALA» (Angola), «eisFluências», «Mallarmargens», «O Gazeta» (Portugal/Brasil) e «Best New African Poets» (África do Sul).

Partilhar:

Deixar um Comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Mais Artigos