CULTURA

PR autoriza gastos de 2,8 mil milhões de kz para requalificação da Ombala do Bailundo

Por: António Njunjunville

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, autorizou a despesa e a abertura do Procedimento de Contratação Simplificada Pelo Critério Material, para a reabilitação da Ombala do Bailundo, no valor de 2,8 mil milhões de kwanzas.

As obras de requalificação da Ombala do Bailundo, no Huambo, estão paralisadas há cinco anos por razões financeiras. As obras contemplam a construção do Palácio do Rei Ekuikui V, que se encontra preso, por decisão do tribunal, bem como a construção de 35 residências para os seus assessores e os túmulos onde repousam os corpos dos reis, Katiavala e os Ekuikui II e IV.

No mesmo despacho presidencial n.º 24/21, o chefe de Estado delega competência ao ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, de subdelegar, para a aprovação das peças do referido Procedimento, a criação da Comissão de Avaliação, bem como da verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados no âmbito do presente procedimento.

De referir que o presente orçamento surge numa altura em que há um certo conflito entre o Reino do Bailundo e a Cidade Alta, por conta da condenação do actual rei, Armindo Francisco Kalupeteka, Ekuikui V, a seis anos de prisão, por ter orientado um julgamento tradicional que acabou por pôr termo à vida do réu.

Reino do Bailundo

O reino do Bailundo, que merece agora uma atenção especial do governo de João Lourenço, foi fundado no século XV. Ao todo, foram soberanos do referido Reino, os reis Katiavala I, Jahulo I, Samandalu, Tchingui I, Tchingui II, Ekuikui I, Numa I, Hundungulo I, Tchissende I, Jungulo, Ngundji, Tchivukuvuku Tchama Tchongonga, Utondossi, Bonji, Bongue, Tchissende II, Vassovava e Katiavala II.

Ekongoliohombo, Ekuikui II, Numa II, também foram Reis do respectivo Reino, bem como Moma, Kangovi, Hundungulo II, Mutu Ya Kevela (vice-rei), Tchissende III, Jahulo II, Mussitu, Tchinendele, Kapoko, Numa II, Pessela Tchongolola e Ekuikui III e Ekuikui IV reinaram igualmente o Bailundo. Entretanto, Ekuikui V, recentemente condenado, é o actual soberano.

Partilhar:

Deixar um Comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Mais Artigos