MENÇÕES

Morreu guitarrista Zé Mweleputo

O guitarrista Zé Mweleputo, da banda ‘Os Jovens do Prenda’, foi encontrado morto, nessa terça-feira, dia 23, no interior de sua residência, no Futungo de Belas, em Luanda.

Essa é a segunda perda que se regista em menos de uma semana na música angolana. No domingo passado, dia 21, os angolanos foram surpreendidos com a notícia que dava conta da morte de Fernando Quental, autor do grande sucesso “Quando fui a Benguela”.

Fernando Quental morreu vítima de doença. Quanto ao guitarrista Zé Mweleputo, que, entretanto, vivia sozinho, ainda estão por se apurar as causas de sua morte.

Zé Mweleputo fez parte dos Jovens do Prenda há mais de 25 anos, precisamente desde 1994.

De referir que ‘Os Jovens do Prenda’ surgiram em 1968 com a designação Jovens do Catambor, passando ainda nesse mesmo ano a chamar-se ‘Jovens da Maianga’ e, finalmente, em 1969, passam a ter a designação actual.

De acordo com relatos, o nome ‘Os Jovens do Prenda’ surge a conselho de Manguxi, um empresário do Sambizanga que era proprietário do Salão Braguês e alugava aparelhagens. Este empresário defendia que o ideal seria que o grupo tivesse a denominação do bairro de onde os integrantes são provenientes.

Nessa altura, o grupo, ainda denominado ‘Os Jovens do Catambor’ já possuía um leque impressionante de músicos, onde se destacavam nomes como Manuelito Maventa (viola solo), Zeca Kaquarta (tambor), Napoleão (puita) e Juca, (dikanza).

José Keno, o guitarrista emblemático dos Jovens do Prenda, entrou para o grupo, vindo dos Sembas, completando, em 1969, a primeira formação de Os Jovens do Prenda, com José Keno (viola solo), Zé Gama (baixo), Luís Neto (voz), Kangongo (tambor baixo) e Chico Montenegro (tambor solo).

Ao longos destes anos, o grupo tem sofrido muitas cisões e abandono, facto que chegou a ser considerado como normal por Luís Neto, um dos elementos do grupo, dado que, na sua perspectiva, as pessoas “livres de palmilhar” o caminho que desejam.

Reaparição

Depois de um interregno de seis anos, de 1974 a 1981, ‘Os Jovens do Prenda’ reapareceram no mercado com a gravação de seu primeiro álbum, intitulado: “Música de Angola, Jovens do Prenda”, posteriormente reeditado como “Mutidi”.

No álbum participaram Zé Keno (viola solo e voz), Alfredo Henrique (viola ritmo), Carlos Timóteo (baixo), Avelino Mambo (bateria), Zecax (voz), Massy (saxafone), Fausto (trompete), Verrynácio (tumbas), Chico Montenegro (bongós e voz), Luís Neto (Dikanza) e Gaby Monteiro (percussão e voz).

O segundo álbum “Samba-Samba” foi lançado em 1992. Depois dessa data o grupo sofreu imensas remodelações, mas tem-se mantido activo até o presente momento.

Partilhar:

Deixar um Comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Mais Artigos