CINEMA E FOTOGRAFIA

A história por detrás do filme angolano “Para lá dos meus passos”

Por: Redacção

O filme “ Para lá dos meus passos”, da Realizadora angolana Kamy Lara foi exibido na passada quarta-feira,  17, numa  noite de cinema realizada pela Kinoyetu na fundação Arte e Cultura, em Luanda, com o objectivo de homenagear filmes produzidos pela geração 80.

Aproveitamos o momento para confabular com a realizadora, que se fez presente e contou à iXietu, o desenrolar da história do seu filme.

“ Este filme foi realizado em 2019, e baseia-se na história e vida dos bailarinos da companhia de Dança contemporânea de Angola, mas especificamente de uma peça que foi lançada pela coreógrafa, Mônica Anapaz, que ficou conhecido com o nome de Desconstrução”.

A realizadora, disse que além de Luanda o filme foi levado a outros pontos do país, com objectivo de ser avaliado por outras pessoas e no final de  cada sessão havia um espaço para conversa.

“Durante um ano levamos o filme para outras províncias de Angola, e com isso nós ficamos a saber mais da opinião do público angolano, de como o filme ficou e várias pessoas se identificaram  com a premissa do filme”.

Um filme que não ficou só por Angola, hoje é um dos filmes que detém um prémio internacional, como nos contou a realizadora do filme.

“O filme já conta com um prémio importante de um festival nos Estados Unidos de América, que é filmes sobre dança, além disso, também fui nomeada para prémio das realizadoras africanas, neste momento o filme está fora de Angola, e o reconhecimento  não é só para mim, mas também pelo grupo que é composto por muitas mulheres, que têm trabalho pelo desenvolvimento do cinema nacional”, avançou.

É de recordar que todas às quartas-feiras a Kinoyetu exibe filmes angolano produzidos pela geração 80.

Partilhar:

Deixar um Comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Mais Artigos