JOMO FORTUNATO QUER MAIS REFLEXÃO SOBRE A DANÇA

 

Por: MATEUS MATEUS

 

O Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, defende a necessidade da promoção de uma reflexão em torno da dança em Angola.

Jomo Fortunato manifestou essa intenção através de uma mensagem tornada pública, para saudar o Dia Mundial da Dança que se celebra a 29 de Abril.

O titular do Ministério da Cultura Turismo e Ambiente, entende este ser um momento para se repensar o valor das danças tradicionais angolanas, em todas as suas formas de expressão, inseridas num contexto nacional e universal, ressaltando os valores intrínsecos à realidade cultural de Angola.

O responsável lançou o desafio de, ao nível da criatividade coreográfica, que se prestigie a história da dança angolana para que seja estruturada numa génese baseada na contemporaneidade e diversidade cultural.

Jomo Fortunato entende que deve-se, igualmente, prestar um tributo aos agentes culturais da modalidade que fizeram história, e estimular o surgimento de uma dança contemporânea de inspiração endógena, viva, actuante e de projecção universal.

O Dia Internacional da Dança foi instituído a 29 de Abril de 1982, pelo Comité Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com o objectivo de celebrar a arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas.

 

Partilhar:

Deixar um Comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Mais Artigos