Músicos dividem palco para celebrar Dia Internacional do Jazz

 

POR: Mateus Mateus

 

Músicos consagrados nacionais e internacionais, juntaram-se na última sexta-feira em Luanda para celebrar o dia internacional do Jazz, que se assinala a 30 de Abril.

O espectáculo organizado pela Unesco e o Governo de Angola, teve Lugar na Baia de Luanda e foi aberto pela banda da Escola Americana, interpretando a canção “Meninos do Huambo”, de Rui Mingas.

Participaram do Festival músicos nacionais como, Totó, Felipe Mukenga, Anabela Aya, acompanhados pela banda Etokeko Jazz. A nível internacional fizeram- se presentes o grupo moçambicano “As Maria”, o trio formado pelo brasileiro Yamandu Costa, o português Luís Guerreiro e o argentino Martín Suede.

O festival internacional de Jazz que já vai na sua 10ª edição, ficou marcada pelas ausências de Sam Mangwana e Ricardo Lemvo que constavam no cartaz da noite.

O evento encerrou com um tributo ao músico Waldemar Bastos, falecido em Julho de 2020, com interpretações da portuguesa Catarina dos Santos e dos instrumentistas que sempre acompanharam o artista.

Na ocasião, a cantora angolana Esperança Mirakiza, que teve a sua primeira participação na maior montra do Jazz nacional, mostrou-se regozijada pelo facto de ter partilhado o palco com várias figuras do jazz nacional e internacional, o que considerou ser motivo de maior responsabilidade e de reconhecimento do seu trabalho.

Já o brasileiro Yamandu Costa, disse ser uma honra estar em Luanda e participar do festival tendo afirmado que o jazz é uma música que ultrapassa barreiras. “A música dá a possibilidade de se poder voar. A vida sem música não tem sentido e fazer jazz é um motivo de satisfação”, realçou.

O festival de Jazz está enquadrado no programa relativo a II edição da Bienal de Luanda, Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz marcada para Setembro do ano em curso.

Partilhar:

Deixar um Comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Mais Artigos